terça-feira, 4 de novembro de 2008

Indiferença...

Certo dia, depois de determinada conversa, uma pessoa inquiriu-me:
_ Dirigindo em uma estrada, surgem em sua frente, um bebê e um filhote de cão, muito próximos para que possa frear. A você restariam apenas: matar um deles ou bruscamente tombar seu carro para fora da pista, dando sua vida em holocausto. O que faria?
Pensei por algum tempo e respondi, já tendo em vista sua reação:
_ A criança, obviamente...
_ Ãhh??? O que está dizendo? Você seria mataria um bebê por um animal?
Percebendo sua reação, arrependi-me, agora teria de suportar ferrenha homilia.
_ Os dois são animais... – justifiquei minha resposta.
_ Não, estamos falando de um ser humano, uma criança, um dom de Deus!
­_ O filhote, outrossim, foi feitos pelo Grande Arquiteto...
_ Mas... – touché! – não... O... Filhote não vale uma vida... Humana.
_ E quem definiu isto?
_ Deus, somos imagem e semelhança dele, somos feitos para governar.
_ O leão, o urso ou um gorila são submissos a ti? O vento te obedece? A Chuva, o fogo? Então o que governa se o próprio cãozinho depois de adulto poderá produzir tanto medo em tua vida?
_...
Continuei então, buscando demonstrar meu ponto de vista;
_ A meu ver, o cãozinho jamais fará algo fora do que seu instinto permita, jamais matará qualquer ser vivo sem motivo, jamais agirá com frieza ou planejará a morte de outrem. Já o bebê, quem me garante tais valores. O mundo diariamente oferece-me apenas motivos para ter nojo de meus semelhantes, são poucas as pessoas que cumprem sua missão no mundo. E tem coração tão puro como o filhote. A meu ver tenho a oportunidade de escolher entre a certeza ou arriscar-me na dúvida. Dez seres humanos quando usados para bem infelizmente não consegue ainda superar um que decaiu. Realmente o Arquiteto deu-nos grande poder, entretanto são repulsivas as atitudes oriundas deste poder mal utilizado.
A conversa assim findou. Um amigo a menos, um filósofo a mais.
Não me julguem pelo que sou ou penso, mas julguem o mundo que me fez assim e os seres que me cercam. Em minha vida (in)felizmente a maioria das pessoas que conheci mostraram seu pior lado. Desde cedo vi o mundo como ele é, enquanto meus amigos assistiam cocoricó eu lia Nelson Rodrigues, e vivia Nelson Rodrigues, e via Nelson Rodrigues acontecendo ao meu redor. Acredito em Deus, penso que cada ser vivo veio a este mundo para algo, e não porque o Arquiteto sentia-se só e criou um povo para adorá-lo. O mundo é mais do que isso, Deus é mais do que isso, VOCÊ é mais do que isso. Deus não joga dados...
Não busco simplesmente a polêmica ou perder amigos, busco alguém que tire está minha razão, que arranque este monstro que me consome dia-a-dia, noite-a-noite, esta indiferença para com a vida humana que congela minh’alma. Não quero ser o que sou não gosto do que sou, mas sou. Sou pelo equilíbrio natural das coisas, sou porque sei que todos os seres viventes têm os mesmo direitos, sou porque acredito na natureza e na criação divina. Sou porque o mundo me fez ser assim. Sou porque ainda busco alguém que prove meu erro de conduta.

Nenhum comentário:

Use o Google pelo Cerebelus

Pesquisa personalizada