terça-feira, 21 de outubro de 2008

Bossa Nova

Bossa Nova, apesar de não haver ainda consenso quanto às suas influências seu nascimento tem data, através do LP "Chega de Saudade" João Gilberto apresenta ao Brasil e ao mundo o "novo jeito" de se compor melodias. Nasce a Bossa Nova no Rio de Janeiro em 1959.
A Bossa Nova surgiu na simples melodia, é um estilo leve, tranqüilo, às vezes tão descontraído a ponto de parecer infantil. Os universitários dos anos 50 cansados de ouvir tanta melancolia, sempre os mesmos temas pesados acompanhados por notas graves e tenores, optaram por criar uma música que nessessitaria apenas de um banquinho e um violão.
Vários intérpretes surgiram, e dentre estes os que mais se destacaram foram: Carlos Lyra, Sílvia Teles, Oscar Castro Neves, Menescal, Bôscoli e João Gilberto. Reuniam-se em apartamentos no Rio de Janeiro a compor e tocar este novo estilo em ascensão, para muitos uma melodia tipicamente brasileira. Possui muitas características inéditas e foi criada no intuito de inovar, baseada na cultura brasileira. Entretanto, também existem argumentos de que seria apenas mais uma música derivada do jazz norte-americano. Não obstante, de "cá ou de lá", o que importa é que foi no Brasil seu ápice e perfeição.
Com o novo jeito de se fazer música a Bossa Nova surpreendeu, ao mundo e ao Brasil próprio, mostrando que um país tão jovem, também poderia ter uma cultura tão rica.

Nenhum comentário:

Use o Google pelo Cerebelus

Pesquisa personalizada